Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inauguração do Centro de Saúdo do Trabalhador.

    No último dia 25 de janeiro a Prefeitura de Chapecó através de parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho do Município, inaugurou o "Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador SAST". O serviço integra o Centro de Saúde do Trabalhador que tem por objetivo dispor de espaço adequado para os serviços de atenção integral aos trabalhadores submetidos a riscos e agravos decorrentes das condições de trabalho, com atendimento individual e coletivo.

    A construção do prédio e a compra de equipamentos para o Centro que vai atender a cerca de 150 trabalhadores por dia, só foram possíveis através de ações do Procurador do Trabalho Marcelo José Ferlin D'Ambroso a partir de uma multa por danos morais coletivo no valor de R$ 1.500.000,00, e com a assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta.

    O SAST funcionará articulado à Rede de Atenção Básica de Saúde do município, à Vigilância em Saúde do Trabalhador e ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e irá estabelecer parceria com instituições de ensino superior.

    O trabalho do Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador envolve a área assistencial (promoção e reabilitação em saúde do trabalhador), vigilância em saúde do trabalhador e educação permanente em saúde. Além das ações educativas, será avaliado a incapacidade para o trabalho e serão desenvolvidas ações de readaptação profissional.

    Na área de educação permanente em saúde, o SAST vai estimular a atenção básica na perspectiva da saúde do trabalhador. Com a vigilância em saúde pretende estabelecer a relação entre o agravo ou doença com o trabalho, fará o registro no sistema de informação, possibilitando coletivizar o fenômeno e irá estabelecer procedimentos que modifiquem as condições e ambientes de trabalho geradores de doenças.

    • Publicações683
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inauguracao-do-centro-de-saudo-do-trabalhador/3003975

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)